Connect with us

CONCEITO

Fiat confirma SUVs, motores turbo, câmbio CVT e promete voltar à liderança

Em live para os concessionários, marca apresenta sua nova estratégia de marca e fala em grandes mudanças nos próximos dois a três anos

Published

on

Quem prestou atenção nos detalhes da nova Strada, como a volta do logotipo de barrinhas e o escrito Fiat na grade dianteira, já pôde ter uma ideia de que viriam mudanças na marca italiana. Hoje (22), em live realizada para os concessionários, a Fiat de fato apresentou o que chama de “rebranding”, ou seja, um reposicionamento da marca em termos de imagem, produtos e serviços. Além disso, anunciou novidades para os próximos dois a três anos, de modo que, junto com essa nova identidade, façam a Fiat voltar a disputar a liderança do mercado brasileiro.

Tudo começa pelo novo logotipo, com a escrita Fiat bem destacada na grade dianteira dos veículos, além das barrinhas em alusão ao antigo logotipo da empresa nos anos de 1970 e 1980 – a diferença é que agora elas têm a cor da Itália (verde, branco e vermelho), pois a Fiat quer reforçar o fato de ser mezzo italiana, mezzo brasileira. Essa nova identidade visual será aplicada em todos os lançamentos daqui para a frente, incluindo novos modelos, reestilizações ou atualizações de ano-modelo – estará na Toro e no Argo em 2021, por exemplo.

A mudança também inclui toda a comunicação visual das concessionárias, da fachada até a mesa dos vendedores, passando por uma área de convivência nas lojas, com direito a locais de coworking (para trabalhar enquanto espera seu carro na revisão, por exemplo), café e espaço kids. Dez concessionárias já apresentam este novo layout, mas a Fiat também apresentou um plano de financiamento para as demais se adequarem ao novo padrão o mais rápido possível – o plano é ter toda a rede renovada até 2022.

SUV compacto com base do Argo chega em 2021 com motor 1.0 turbo e câmbio CVT

Para representar essa identidade, a Fiat resgata também um antigo slogan, agora levemente atualizado. “Fiat. A Paixão Move”, que remete ao “Movidos pela Paixão” usado no passado. A ideia da marca é se reaproximar dos antigos valores da empresa, para se tornar mais próxima do consumidor. “A Fiat é pop”, reforçou o diretor do brand Herlander Zola, durante a live.

Toda essa transformação, claro, também passa pelo lançamento de novos produtos. Neste sentido, pela primeira vez a Fiat confirmou publicamente o desenvolvimento de dois SUVs, dos motores turbo e do câmbio automático CVT. Desses, o primeiro a chegar deve ser a transmissão CVT, esperada na Strada para breve – fim de 2020 ou começo de 2021. Os motores turbo serão derivados dos conhecidos Firefly 1.0 de 3 cilindros e 1.3 de 4 cilindros, porém com injeção direta, cabeçote de quatro válvulas por cilindro e turbocompressor. O 1.0 turbo vai equipar a linha Argo e o novo SUV compacto em 2021, enquanto o 1.3 turbo estará na Toro (2021) e no SUV derivado do conceito Fastback (2022).

Toro será reestilizada e receberá motor 1.3 turbo no ano que vem

“Dentro de dois a três anos, posso afirmar que a Fiat estará brigando pela liderança do mercado novamente”, concluiu Zola, confiante nos novos produtos e na mudança da estratégia de marca´, conforme detalha o vídeo abaixo. E aí, será que a marca voltará à briga com Chevrolet e Volkswagen em volume? Deixe sua opinião nos comentários.

Motor1

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONCEITO

Hyundai terá novo elétrico com tecnologia do Audi e-tron

Com visual futurista, Ioniq 5 será o primeiro carro da marca desenvolvido para ter somente versões 100% elétricas

Published

on

A Hyundai mostrou as primeiras imagens oficiais do Ioniq 5, novo carro elétrico com visual futurista que terá tecnologia utilizada no também elétrico Audi e-tron. Primeiro modelo da marca projetado para ter somente versões 100% elétricas, o novo Ioniq será revelado em fevereiro e já possui um hot-site de lançamento.

As fotos oficiais mostram que o novo Ioniq 5 irá romper com os traços do atual Ioniq, que possui versões híbridas e elétrica com estilo próximo ao do Toyota Prius. No novo elétrico da Hyundai, os traços serão majoritariamente retilíneos, com grade em forma de “V”, capô plano com dois vincos e faróis com luzes de rodagem diurna em formato retangular. Como no Audi e-tron, o modelo trará opção de câmeras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais, a fim de melhorar o índice de arrasto aerodinâmico.

A traseira do elétrico Hyundai Ioniq 5 tenta replicar o conceito da dianteira, com iluminação das lanternas em forma de retângulo e feita por 256 pixels. A união entre as peças é feita por uma barra escurecida, com o nome do veículo ao centro. As rodas do Ioniq 5, de 20 polegadas, trazem visual de múltiplos raios.

Oficialmente, a Hyundai diz que o novo Ioniq será feito na nova plataforma modular exclusiva para elétricos do Grupo Hyundai, chamada de E-GMP. A marca também adianta que o elétrico será compatível com recarga ultra-rápida (800V e 400V) das baterias: com 5 minutos de carga em estações de alta tensão, será possível “ganhar” 100 km de autonomia. O modelo terá ainda a função de fornecer energia para uso doméstico, em caso de emergências.

Revista Carro

Continue Reading

CONCEITO

Nissan apresenta conceito de van com escritório incluso

Cansado do home office?

Published

on

Se em tempos de pandemia, o aluguel de motorhomes e trailers cresceu vertiginosamente, a solução da Nissan pode ajudar os que desejam viajar, mas precisam do seu “cantinho de trabalho”. O Office Pod é o protótipo que permite levar seu escritório a bordo.

A van se baseia no conceito NV350 Caravan, apresentado há 10 anos. Revelado em formato online no Tokyo Auto Salon 2021, ele contém uma escrivaninha e uma cadeira, envoltos por um módulo quadrado. Essa pequena guarita desliza para fora da traseira.

Assim, o pequeno escritório permite o arranjo de prateleiras e ainda recebe uma chaleira. Além disso, por ser flexível, ele não tira o espaço da cabine.

Com o propósito de dar uma pausa ao motorista, o teto do veículo vira um espaço de descanso Divulgação/Nissan
A fim de promover um espaço para um rápido descanso do trabalhador, a van dispõe de uma espreguiçadeira e um enorme guarda-sol. Então, basta o proprietário subir até o teto do veículo e relaxar um pouco.

Diferente do primeiro protótipo no qual se baseia, o Office Pod tem acabamento texturizado em vinil que faz alusão a uma parede de escritório.

Você provavelmente se lembra da febre dos food trucks há um tempo. Pois bem, a Honda apresentou um conceito mini van que comporta uma pequena cafeteria. O chamado “3rd Place Van” tem um design retrô e um acabamento em aço que se assemelha ao interior de uma cozinha profissional. Destaque do Tokyo Auto Salon, o veículo contém um pequeno toldo similar aos que encontramos nas feiras de rua brasileiras.

Na pandemia, número de alugueis de motorhomes cresceu
O setor de trailers e motorhomes registrou um abrupto crescimento em 2020. Por causa da pandemia e como consequência o fechamento das fronteiras, muitas pessoas optaram por fazer morada em seu meio de locomoção.

Além de ser um meio de fugir das aglomerações, os trailers acabam trazendo maior liberdade aos seus adeptos, que não precisam ficar procurando por hotéis em alta temporada.

Jornal do Carro

Continue Reading

CONCEITO

Carro da Apple será desenvolvido em parceria com a Hyundai e deve ser apresentado em 2024

Ainda em tratativas iniciais, possível negócio entre as duas empresas fez com que as ações da Hyundai subissem 24% . Carro da Apple só deve ser apresentado em 2024

Published

on

Desde dezembro estamos acompanhando as movimentações quase secretas da Apple que dizem a respeito de seu futuro carro elétrico. Pois a Hyundai afirmou que está em negociações iniciais com a empresa para o desenvolvimento do Projeto Titan.

De acordo com a CNBC, um representante da montadora sul-coreana informou que a Apple discute a possível parceria com uma série de fabricantes globais. Portanto, o negócio está em aberto.

Mais tarde, a Hyundai divulgou uma relatório que contém registros de recebimentos de “pedidos de cooperação de diversas empresas em relação ao desenvolvimento de veículos elétricos autônomos”. Contudo, nenhuma decisão ainda foi tomada, pois as negociações ainda estão em estágios iniciais.

Em virtude da afirmação, as ações da montadora dispararam 24% na bolsa de Seul, o maior crescimento desde 1988. Por sua vez, a Apple não quis comentar.

Parceria seria estratégica para ambas as empresas
Segundo informações de dentro da empresa californiana, desde 2014 (quando anunciaram o Titan) até os dias de hoje, a Apple passou por várias idas e vindas com o projeto. Por isso, a procura da empresa por parcerias de fabricantes é estratégica.

Se a Apple deseja crescer e liderar o setor automotivo, ela precisa de uma parceira que tenha conhecimento, o “know-how”, da área.

No ano passado, a Hyundai anunciou uma nova plataforma que dará origem aos futuros elétricos da marca. Além disso, ela lançou a HTWO, marca exclusiva de veículos movidos à célula de hidrogênio. Vale lembrar que a sul-coreana também está investindo na gama de veículos elétricos IONIQ

Por outro lado, fontes afirmam que a Apple pretende desenvolver uma bateria revolucionária, que seja mais barata, menor e entregue maior autonomia. A troca de tecnologias poderá beneficiar ambas as empresas

Projeto inédito levará tempo
Quem acredita que já no próximo ano verá o carro da marca da maçã dando umas voltas por aí, está bem enganado. Em uma previsão otimista, a meta é lançar o veículo só em 2024. Algumas pessoas ligadas a empresa, todavia, afirmam que o projeto será apresentado ao mercado só em 2028. Ou seja, por enquanto, o “carro da Apple” se limita ao do Tik Tok.

Empresa ligada à Apple já tem parceria com a Fiat Chrysler
A principal fornecedora da marca do Iphone, a Foxconn tem parceria com a Fiat Chrysler para o desenvolvimento de baterias e nesta semana anunciou que produzirá carros elétricos em conjunto com a Byton.

Jornal do Carro

Continue Reading

Trending